Banda Cover x Banda Tributo: Qual a diferença?

Em 2012 eu tive o prazer de assistir a apresentação de uma banda chamada Spectro, que toca músicas do Pink Floyd, minha banda favorita. Depois de 1 hora e 30 minutos de show, após aplausos de pé, fui até o palco com a minha característica cara de pau e fui falar de música com os caras. Preocupei-me um pouco em mostrar que eu conhecia sobre o Pink Floyd, falando, por exemplo que senti falta da música Astronomy Domine, que fazia parte do álbum que eles estavam homenageando (PULSE), mas eles não tocaram. Ou então falando que eu gostei de eles terem diminuído meio tom da música Echoes pra fazer um arranjo e casar com a música Any Colour You Like.

Foto Spectro

Cássio Sá com a banda Spectro (2012)

Entretanto, houve um momento que ficou na minha cabeça até agora, que foi quando eu comecei a falar sobre bandas cover. Quando eu pronunciei o termo “cover”, o vocalista e tecladista da banda (à esquerda na foto) logo me corrigiu e disse que eles não eram banda cover, mas banda tributo. Eis a diferença:

Banda cover = É uma banda que prioriza a fidelidade a todos os detalhes relacionados à apresentação da banda homenageada, como figurinos iguais, números de integrantes iguais, músicas tocadas no mesmo tom que as originais, os trejeitos dos integrantes no palco, etc. A banda cover tem a intenção de fazer parecer que a banda original está ali no palco. É como uma apresentação musical mesclada com uma apresentação teatral.

Banda tributo = É uma banda comum, que não necessariamente tem muitas semelhanças com a banda homenageada (pode acontecer de ter, mas não é regra). O número de integrantes pode ser maior ou até menor, as músicas podem conter arranjos ou floreios característicos dos músicos que estão ali tocando, e, sobretudo, essa mesma banda pode tocar músicas de outras bandas em outros shows, ou até no próprio show.

Pois não troquemos mais os termos. Agora quando você for na apresentação da sua banda cover ou tributo favorita, você não vai correr o risco de falar besteira como eu fiz. Mas independente do conceito e terminologia, incentive sempre as bandas da sua cidade indo aos shows, comprando seus materiais, divulgando, etc. Um grande abraço do comparsa!

Texto originalmente postado em 10 de setembro de 2012 no Blog Versos em Alto Tom por Cássio Sá.

Veja também

Share
Cássio SáBanda Cover x Banda Tributo: Qual a diferença?

Comments 4

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.